Meu Universo Particular

sexta-feira, 8 de abril de 2016



Desde que eu era pequeno sempre diziam que eu era diferente, mas quando me olho no espelho me vejo exatamente como qualquer um de vocês.
É verdade que eu tenho uma certa dificuldade para me comunicar e que o contato visual me deixa desconfortável. Mas isso é uma consequência do meu diagnóstico.
Quando eu tinha apenas seis anos recebi o diagnóstico de autismo. Meus pais ficaram preocupados e ouviram de várias pessoas que eu nunca seria capaz de ser independente.
Comecei a fazer o tratamento quase que de imediato, e como qualquer outra criança passei a frequentar a escola. Porém algumas crianças eram maldosas é isso fazia com que eu me isolasse.
Frequentar lugares com muitas pessoas era muito difícil também. É que por conta do autismo, eu sofro algumas sobrecargas sensoriais. Quando muitas pessoas falam ao mesmo tempo, a maioria de vocês não conseguem entender, mas eu posso ouvir tudo.O mesmo acontece com imagens e odores, e isso faz com que eu fique confuso.
Contudo, com o tempo e com a ajuda dos tratamentos eu aprendi a lidar e controlar todas essas coisas. E hoje,doze anos após meu diagnóstico resolvi falar abertamente sobre minha história e dizer que é de extrema importância falar sobre esse tema.
O autismo é um grave distúrbio do desenvolvimento, temos em média cento e cinquenta mil casos por ano no Brasil, uma criança em cada cem desenvolve algum tipo de autismo.
E apesar de não ter cura, fazer o tratamento faz toda diferença. É de extrema importância que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, já que p autismo se manifesta nos primeiros anos de vida.
Para conscientizar e mostrar a importância do autismo a Organização das Nações Unidas, decretou o dia dois de abril como o dia azul. O dia mundial para conscientizar sobre essa causa, e mostrar que ser diferente é mais normal do que pensamos.



3 comentários:

  1. Muito bom! Informação, conscientização e um dia a gente chega na tão sonhada inclusão social

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Informação, conscientização e um dia a gente chega na tão sonhada inclusão social

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!